Elaborar estudos sobre o entorno da rede ferroviária, por meio da análise das condições de acesso (passarelas, túneis, viadutos, coberturas) e integração (pontos de ônibus, vans, bicicletários, estacionamentos etc.), bem como da identificação dos empreendimentos, fábricas, escolas, shoppings e qualquer movimentação de uso do solo que interfira no fluxo de pessoas, nas estações da SuperVia.
Monitorar o Desempenho da Concorrência e/ ou outros Players de Transporte, estabelecendo rotinas de acompanhamento de demanda, de tempos de viagens e projetos de expansão, identificando oportunidades de novos negócios.
Conduzir pesquisas de mercado, analisar e interpretar resultados, fornecendo recomendações no processo de tomada de decisão.
Maximizar a Integração Multimodal envolvendo o modo ferroviário, por meio de estudos de Integração Física, Tarifária e Operacional com outros modais, tais como ônibus, BRT, metrô, VLT, bicicleta, van, moto táxi etc.
Elaborar estudos sob a ótica do Planejamento de Transportes, por meio da proposição e avaliação da inclusão ou exclusão de serviços e estações, realização de estudos qualitativos e quantitativos para avaliar estações existentes e planejadas quanto à sua viabilidade financeira.
Apoiar as decisões estratégicas da empresa por meio do desenvolvimento de análises do tipo PESTAL (Fatores Políticos, Econômicos, Socioculturais, Tecnológicos, Ambientais e Legais), contemplando itens como Legislação sobre Transporte e Tarifas, Plano de Mobilidade Urbana, Tendência do PIB, Índice de Desemprego, Demografia da População, Distribuição de Renda, Distribuição Etária, Níveis de Educação, Mudanças de Estilo de Vida, Novos Sistemas de Bilhetagem, Sistemas de Controle de Fraude, Melhorias na Comunicação aos Passageiros, Emissão de CO2, Consumo de Energia, Mudanças Climáticas, etc.
Realizar a interface junto aos organizadores e órgãos públicos responsáveis pelos eventos na região metropolitana, com o objetivo de dimensionar demandas e fluxos extras de passageiros para a SuperVia.
Representar a empresa e manter relações técnico-institucionais com Secretarias Municipais e Estaduais, COR, Cet- Rio, Riotur, Câmara Metropolitana, Metrô, VLT, BRT, Fetranspor entre outros órgãos.